Paginas

sábado, 7 de abril de 2012

Dica de Leitura da Semana - Lançamento do livro Anfíbios e Répteis - Introdução ao Estudo da Herpetofauna Brasileira


Boa noite, amantes da biologia!

A dica de leitura desta semana é muito especial, pois se trata do lançamento do livro "Anfíbios e Répteis - Introdução ao Estudo da Herpetofauna Brasileira" do meu amigo, Dr. Paulo Sérgio Bernarde (http://www.herpetofauna.com.br/). A pré-venda desta magnífica obra teve início dia 2 de abril pelo Site da Anolis Books (www.anolisbooks.com), com valor promocional de R$ 105,00 (poderá ser parcelado em 3 vezes sem juros). 

Abaixo, temos um pequeno resumo desta obra que tem tudo para ser uma das mais importantes dentro do âmbito herpetológico do nosso país.

Sinopse: O Brasil apresenta uma rica herpetofauna, com 941 espécies de Anfíbios e 732 de Répteis registradas. Em vista dessa riqueza, é fundamental estudar e conhecer melhor essa diversidade, e este livro procura fornecer subsídios para tal. Repleto de ilustrações, apresentando 280 fotografias coloridas que representam várias espécies da Herpetofauna Brasileira, o livro contém 320 páginas e também um riquíssimo levantamento bibliográfico sobre esses animais, perfazendo mais de 1500 publicações citadas. Entre os temas abordados estão: a importância e a conservação da herpetofauna, a classificação e distribuição das famílias de Anfíbios e Répteis pelo Brasil, com referências de trabalhos sobre taxonomia e filogenia para os gêneros, apoio para a identificação das espécies (referências de chaves e guias para os grupos em cada região do país), métodos de amostragem e coleta, e ecologia de Anfíbios Anuros, Lagartos e Serpentes, abordando vários aspectos da vida desses animais, como ocorrência nos hábitats, alimentação, período de atividade, reprodução, predadores e mecanismos de defesa. Também aborda cuidados e condutas em campo, com dicas de segurança para prevenção de acidentes, ofidismo, tratando da ação do veneno das serpentes, sintomas nas vítimas aspectos epidemiológicos, prevenção e primeiros socorros, e ainda lendas e crendices, relatando o imaginário acerca destes animais.

Fonte: Paulo Bernarde




Um comentário:

  1. Mais um instrumento para mostrar a megadiversidade brasileira, que ainda hj não é totalmente conhecida.

    ResponderExcluir