Paginas

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Dica de Leitura da semana - O gene Egoísta de Richard Dawkins


Autor: Richard Dawkins
Olá meus caros amigos. Como estão?
Minha dica da semana vai para aqueles que como eu tem um grande interesse por assuntos relacionados a evolução, origem das especies, etc. O livro "O Gene Egoísta" de Richard Dawkins nos leva a pensar até onde realmente somos senhores de nossos instintos, desejos e vontades.
Ao ajudarmos alguém, realmente estamos sendo altruístas? Ou será que somos apenas uma marionete biológica? Uma máquina de sobrevivência para o gene.

'O Gene Egoísta' foi publicado pela primeira vez em 1976 e sua proposta era sintetizar a enorme quantidade de material teórico já produzido sobre evolucionismo, para compreender como espécies surgem e se diversificam, como os indivíduos se relacionam e colaboram entre si dentro de um grupo específico e entre espécies diferentes, sob a perspectiva gênica.

Nascido na cidade de Nairobe, no Quênia, em 26 de março de 1941, Richard Dawkins criou o conceito  "meme", um representante cultural do gene, ou seja uma unidade de memória ou de conhecimento que nós 
seres humanos transferimos conscientemente à nossos descendentes como ferramenta de perpetuação da espécie. Participei de uma mesa redonda na faculdade à respeito deste livro e fiquei impressionado pela forma relativamente simples que Dawkins aborda este assunto e nos faz refletir. Porém, como todo estudante duro, não tinha dinheiro para adquirí-lo, até que recentemente o ganhei de presente da minha noiva e posso garantir que realmente é um ótimo livro. Se você é estudante de biologia ou um apaixonado por evolução, leia. Leia com vontade pois não se arrependerá. Caso você já esteja formado mas ainda não leu, leia também, pois este livro é uma obra prima da literatura evolutiva. De nada adianta escolhermos uma profissão que estuda o seres vivos e toda sua complexidade se não nos atermos aos processo evolutivos que estes passaram até chegarem aos dias atuais.

Bem, esta é a minha dica de semana. Espero que gostem.

Como eu sempre digo, caso queira adquirir o livro, sempre indico a Livraria Cultura, pois como sempre é uma das melhores e mais bem estruturadas livrarias que conheço, sem contar que seus preços são os melhores.


Até mais e tenham todos uma ótima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário