Paginas

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Conselhos Regionais de Biologia. Isso serve pra quê mesmo??

Boa noite caros amigos da biologia.

Hoje estou um pouco ácido em meus posts, mas não é pra menos. Como se já não bastasse a palhaçada da FLORAM que não muda (e provavelmente eles não irão corrigir o Edital), temos também a Prefeitura de Embu-Guaçu/SP que acredita que Biólogo é descartável. E isso nos remete mais uma vez aquela nossa tão conhecida pergunta:



Primeiro vejamos o que significa esta palavra: CONSELHO


"A palavra conselho vem do latim, consilium, significa, consulta, deliberação, assembleia consultiva, opinião, prudência, parecer."

"Opinião, parecer sobre o que convém fazer; aviso, advertência: não levar os conselhos em conta. Assembléia de pessoas que deliberam sobre certos assuntos"

Sendo assim (se meu raciocínio estiver errado por favor corrijam-me), o nosso Conselho seria um conjunto de pessoas (conselheiros) eleitos para deliberar sobre determinados assuntos até chegarem a um consenso em prol de um grupo sobre um determinado problema. Tô certo?
Mas então, onde raios
 foram parar estes "conselheiros"?
Por onde anda esta equipe de profissionais eleitos por uma classe para representá-la perante a sociedade? Desde que foi instituído o CRBIO-01 em 1987, a diretoria permanece praticamente a mesma. Por que será? Será que não estamos precisando de idéias novas e principalmente novas atitudes, mostrar à sociedade o real valor do biólogo, como vocês mesmo citam publicamente em nosso histórico de profissão?


"A existência do CFBio e dos CRBios tem permitido ampliar a visibilidade do Biólogo, junto à sociedade, como profissional das Ciências Biológicas nos mais variados campos, notadamente, em meio ambiente, saúde, agricultura, educação, entre outros."

Será mesmo? Onde isso está sendo feito? Pois sinceramente, não é esta impressão que estão passando a nós biólogos. Se fossemos ver mudanças através deste tipo de conselho, então prefiro ficar com os conselhos da minha mãe, pois ao menos nunca me decepcionaram.

CRBIO-01 nos últimos 25 anos

Vamos acordar pessoal da diretoria. Os cães ladram e a caravana passa. Não dá mais para aceitar esta total falta de apoio e negligência de vocês diante de absurdos como estes. Chega!

Eu já havia postado aqui em nossa lista vermelha o concurso de EMBU-GUAÇU que esta pagando a um BIÓLOGO FORMADO COM REGISTRO NO CRBIO 10% acima do que receberia um Motorista de Ônibus Escolar na mesma cidade. Não estou aqui para menosprezar nenhuma profissão, pois todos as profissões são dignas de respeito e admiração, mas sim fazendo um comparativo simples e que sei que todos também fizeram sobre o nosso real valor dentro da sociedade.

Desculpem mais uma vez pelas palavras um pouco confusas e agressivas mas estamos, a cada dia que passa, mais desamparados pelos nossos conselhos. Sou estudante e vejo um futuro negro para nossa profissão e isso assusta. Presenciamos a cada momento novos problemas relacionados a derramamento de óleo em nossas bacias, construção de hidrelétricas gigantescas e sem nenhum controle, reforma no código florestal (pra pior, é claro), e nós, que deveríamos estar ligados diretamente a cada um destes problemas (pois sabemos como resolvê-los), somos descartados ou subjugados de uma forma absurda.

Se nosso conselho não pode fazer nada para ajudar a mudar este panorama, então qual a finalidade da sua existência? Vou ficando por aqui, pois este post me deixou engasgado e preciso respirar um pouco de ar puro (enquanto temos,  pois ainda não é cobrado).

Boa noite a todos e tenham uma ótima semana.

5 comentários:

  1. Também sou estudante e nos últimos meses passei a pensar sobre o meu futuro como biólogo e me deparei com diversas controvérsias à respeito desta profissão. Realmente o nosso Conselho não tem atitude e isso me faz sentir impotente diante do fato de que nada está sendo feito.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ilberto, esse tipo de coisa infelismente nunca vai mudar, pois tudo gira em torno de dinheiro e política... se realmente queremos fazer diferença ou ver uma mudança precisamos nos mobilizar, o que acontece é que acabamos nos acomodando, e nos importamos em coisas que realemnte vai nos favorecer: como um emprego instável... e brigar por essas causas são desgastante e em mtos casos não levam a nada! Não estou dizendo que devemos deixar de lutar pelos nos ideais, mas infelismente a vida nos leva por outros caminhos... O que acontece na nossa profissão é que o Ego toma conta dos seres Biólogos e acabam deixando de lado a essência da profissão! Sou bióloga há 10 anos e nesse tempo nunca precisei do CRbio para exercer minha profissão, precisei apenas quando fui prestar um concurso público... realmente o CRbio não faz o papel que deveria fazer, e mtos biólogos não tem necessidade de usar o Conselho e fica por isso mesmo! Enfim, infelismente essa é a nossa realidade, apesar de tudo o que importa é nunca esquecer da essência de ser Biólogo!

    ResponderExcluir
  3. vc ta confundindo conselho com sindicato.

    ResponderExcluir
  4. conselho é pra assegurar a segurança da sociedade pra q nós nao excerçamos a profissao de forma irregular.. pedir coisas e melhoriar é com os sindicatos.. n sei até q ponto o crbio poderia agir de modo a ajudar o biologo.

    ResponderExcluir
  5. O que os biólogos estudam em 4 anos nós técnicos ambientais estudamos em 2. Não para todas as áreas, mas para atuar com Licenciamento Ambiental e Analista estudar 4 anos assuntos de anatomia humana e genética é pura perda de tempo.

    ResponderExcluir