Paginas

domingo, 22 de janeiro de 2012

Ano novo - Velhos problemas - Boicote ao CFBIO/CRBIO.

Boa tarde caros amigos.
Primeiramente gostaria de me desculpar a todos pela ausência nestes últimos tempos, como a maioria deve saber, estou terminando meu bacharelado em biologia e nesta fase temos algo que nos consome por completo, chamado TCC. Mas exatamente hoje, dia 22 de janeiro, uma noticia postada no meu facebook me trouxe de volta a realidade cruel e degradante que é a desvalorização da nossa profissão de biólogo no Brasil.
Como muitos devem saber, recentemente foi aberto o concurso para biólogo na Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianólopis - FLORAM. Seria mais um concurso onde o biólogo poderia trabalhar facilmente pois temos todos os critérios necessários para a vaga. A não ser por algo gritante estampado no edital, O SALÁRIO.

Fonte:http://floram.fepese.org.br/?go=download&arquivo=edital_floram_2012_TA_1.pdf

Certa vez, em um grupo de discussão, fui repreendido por alguns integrantes por ter dito que "biólogo não era hippie", que eu estava usando da descriminação e muitos se sentiram ofendidos.
E realmente, após eu me deparar com esta pouca vergonha expressa claramente em um edital percebi que eu estava redondamente enganado. Biólogo não é hippie mesmo, porque os hippies lutaram por sua liberdade, por sua forma de se expressar, não baixam a cabeça diante das injustiças do mundo, são livres desta sistema totalmente oportunista e explorador. E sinceramente, financeiramente ainda são mais bem remunerados que nós.
Sei que talves muitos que me lêem neste momento possam sentir-se ofendidos com tais palavras, porém espero que as vejam de uma forma mais lógica e menos pessoal ou emotiva.
Muitos de vocês pagam a inútil anuidade do CRBIO, que nos é imposta para que possamos exercer nossa profissão, mas qual é a real finalidade do Conselho Federal ou Regional de Biologia?

Fonte:http://www.cfbio.gov.br/conteudo.php?pagina=FAQ

Alguem já viu isso na pratica? Se viu, parabéns você é um privilegiado.
Para que um conselho que não nos serve para absolutamente nada? Quem fiscaliza, normatiza e orienta os empregadores com relação ao real valor de nossa profissão? Esta situação já chegou no limite do absurdo. Por isso, lanço aqui a campanha  "BIÓLOGOS DO BRASIL PARA QUE CRBIO?" Para que pagar por um conselho inativo, que não se interessa e muito menos se importa com nossa profissão? Reflitam se realmente é justo pagarmos para um conselho que não tem voz ativa perante os despautérios cometidos contra nossa profissão. A valorização da nossa classe começa com nossas próprias atitudes. Vamos fazer esta mobilização em todo o território nacional a favor dos nossos direitos.
Se você é estudante como eu e se sente ofendido com a forma que somos tratados então faça a sua parte e não tire seu CRBIO,  se já é um profissional, e não esta utilizando seu CRBIO pra absolutamente nada (pois é o que acontece na maioria das vezes), CANCELE. Pare de entregar anualmente seu suado e precioso dinheiro, obtido à tanto custo, àqueles que não fazem nada para nos representar. Vamos parar de manter uma entidade que não faz absolutamente nada a nosso favor.





Vamos acordar meus amigos, vamos deixar a tal da "Luiza lá no Canadá" ou a futilidade do BBB e mobilizarmos para alcançar algo maior e mais importante que é o nosso respeito perante a sociedade como um  profissional sério e altamente capacitado. Chega de nos submetermos a este tipo de tratamento.
O mundo está mudando, e nos temos que seguir estas mudanças.
Continuem divulgando e assinando nossa lista, ja estamos em quase 10.000 e a tendência é aumentar a cada dia. CLIQUE AQUI para acessar a pagina de assinatura. 


18 comentários:

  1. Como acadêmico de Ciências Biológicas me pergunto: O que é CRBio? Será que realmente devo me filiar?
    Isso realmente é deplorável, e estamos marcando no grupo do Facebook para irmos ao CRBio-SC e pedirmos providência ou ajuda no caso. Outra questão que quero citar, é devido ao fato de exigirem Bacharelado. Que bobagem é essa? Até parece em 2010 o CFBio exgiu que Licenciaturas e Bacharelados tivessem no mínimo 3200 horas de biologia plena para assinarmos laudos, perícias técnicas, etc. No meu caso, curso licenciatura na UFSC, o que as minhas 3200 horas de aula têm que as do Bacharel têm a mais? E como que no geografo a floram autoriza o Licenciado?!
    Em Dezembro o mesmo fato aconteceu no concurso público da FATMA-SC, porém com o devido raciocínio, eles alteraram para BACHAREL OU LICENCIADO em Ciências Biológicas!
    Está na hora de nos unirmos e não de nos segregarmos!

    Vitor Gomes,
    Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas-UFSC.

    "A união faz a força!"

    ResponderExcluir
  2. O único problema dessa campanha é que,inútil ou não,precisamos do registro no CRbio. Todos os empregos pra biólogo,seja no setor público ou privado,tem como pré-requisito o registro no conselho de classe.

    ResponderExcluir
  3. O CRBIO é totalmente ausente na vida profissional do Biólogo, a não ser pela revista enviada por correio.

    ResponderExcluir
  4. Bom, o que precisamos entender são as atribuições de cada órgão, e entender as inúmeras diferenças entre os cursos de biologia. O CFBio e os CRBios não são os responsáveis pela fixação de salários e nem nenhum conselho de fiscalização é. Quem determina salário são leis, acordos coletivos (via sindicato), e patrão e empregado. Não temos a lei e não temos um sindicato forte (qnd temos). Então o patrão ou órgão público não é obrigado a pagar os salários dos sonhos. A maior obrigação de um conselho profissional é a fiscalização e a normatização profissional para proteger a "população" de maus profissionais, não é um clube de vantagens. Isso é lei. Na questão bacharelado X licenciatura é muito simples uma pessoa entender a diferença. O MEC exige um curso de licenciatura ter no mínimo 2800 horas de carga, e nisso temos trocentos cursos EAD e Uniesquinas. Dentro dessas 2800 temos no mínimo 400h de estágio só no magistério, e pelo menos mais 800h só de matérias de pedagogia em si (aqui entra metodologia de ensino, sociologia...), então sobra umas 1600h de conteúdo biológico mesmo. A diferença não existia na época da regulamentação e o bacharel se formava de forma semelhante com o licenciado. O mínimo do bacharel hoje pelo MEC (formados a partir de Dez/2013) é de 3200 horas, ou seja, no mínimo 4 anos ou menos se for integral, e o dobro de carga horária de matérias não pedagógicas. Cursos em boas faculdades não terão problema algum em relação a isso pq a carga da licenciatura as vezes é até maior, então, se querem trabalhar fora das salas de aula, procurem por cursos de bacharelado ou licenciatura com a carga mínima do bacharelado. Se desejarem fazer pós e dar aula em faculdade tb não terá problema.

    ResponderExcluir
  5. Comentário Lúcido e com embasamento legal, profissionais do CREa, Químicos e Veterinários, foram regularizados na mesma época, e tem na sua lei salário minímo estipulado ( mas não vale para orgãos públicos !|) o que nos falta são sindicatos e associações fortes ! E isso depende dos Biólogos,os CRBios só podem dar o primeiro empurrão, e olhé lá !

    ResponderExcluir
  6. O difícil é conseguir cancelar seu registro no CRBio. Passei o ano de 2011 inteiro tentando cancelar meu registro, após ter deixado um emprego e ir fazer mestrado. Eles alegaram que mestrado é atividade de pesquisa e por isso eu deveria me manter registrada no Conselho. Só um detalhe: quando você é mestrando, não recebe salário para que possa pagar o registro no CRBio. Você pode receber no máximo uma bolsa (alguns nem isso recebem), mas que não é caracterizada como salário. Então, ao meu ver, o Conselho neste caso penaliza o profissional, fazendo-o arcar com custos pelos quais nem sempre pode pagar, ao invés de apoiá-lo. Foi um ano inteiro aguentando a incompetência e a incoerência de diversos funcionários do CRBio-01. E ainda não recebi a confirmação de que meu registro foi cancelado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho pós, passei para mestrado e nunca foi exigido CRbio

      Excluir
    2. Entrei hoje com uma ação contra o CRBio por cobrança indevida. Procurem seus direitos Biólogos!!! Professor não é obrigado a ter inscrição no CRBio, somente quando sua carteira é assinada como Biólogo!

      Excluir
  7. Cuidado com as falácias dos CRBios! Pós-graduandos são considerados estudantes por lei, então não precisam de CRBio. Professores de escolas, cursos técnicos ou universidades são contratados como "professores" e não como "biólogos", então tampouco precisam de CRBio. Quem precisa ter CRBio são aqueles contratados com cargo de "biólogo", por exemplo o pessoal da área de consultoria, análises clínicas, pesquisa industrial e serviços. Tem muita gente que paga à toa, por causa das orientações desonestas do CRBio, que faz pressão psicológica sobre os recém-formados. Sugiro contatarem um advogado trabalhista de confiança, antes de se registrarem. Para quem trabalha nas áreas acadêmica e de ensino, o CRBIo e nada são a mesma coisa. É o oposto da relação que engenheiros e médicos têm com os CREAs e CRMs, que de fato defendem seus interesses, sem apelarem para a confortável desculpa do "não é com a gente". Precisamos de CRBio/CFBio, sim, mas eles têm que entender que foram criados para nos prestar serviços, não o contrário.

    ResponderExcluir
  8. Realmente estudantes e professores não são obrigados a pagar conselhos de fiscalização, e se pagam, é por desinformação, sendo uma informação simples se a pessoa no mínimo conhecer a legislação da própria profissão. O sr. anônimo acima que disse "não é com a gente" continua a achar que os CRBios devem lutar por um "clube de vantagens", isso porque outros conselhos que adoram fazer propaganda e criam duzentas mil engenharias, duzentas mil especialidades... Vale lembrar que os sistemas CREAs e CRMs possuem muitos mais filiados, possuem SINDICATOS QUE ATUAM INCLUSIVE DENTRO DOS CONSELHOS, que são profissões mais antigas e que ganham geralmente mais. Pq ninguém se candidata ao corpo de conselhos regionais ou federais? Pq eu curso meu bacharelado a dois anos, sou concursado ao nível federal e ainda vejo críticas em relação a pessoas que estão lá e ninguém se mexe para tirar? Eu sou estudante e tenho que ler comentários as vezes desestimulantes. Eu adoro dar pancada nos biomédicos, nos caras da farmácia e engenharias, isso pq eu sei mais da profissão deles (que é concorrente a minha futura) do que eles mesmos. Ver biólogos que não sabem ou que só criticam sem darem a cara para bater é um insulto a mim como estudante.

    ResponderExcluir
  9. Seguindo o blog :)

    Se puder retribuir, ficarei grata, beijos

    www.medicinepractises.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Mandei um e-mail pra prefeitura de Florianópolis perguntando o porquê do salário de biólogo ser tão baixo, eles me mandaram a seguinte resposta:

    Atendimento: 1045/2012
    Data: 27 de Janeiro de 2012

    Prezado(a) André Pereira da Silva ,

    Desde já agradecemos seu contato junto a esta Ouvidoria.

    Em atenção a reivindicação formulada no atendimento n° 1045/2012, informamos que:

    O valor do salário base dos Biólogos estabelecido no Edital é um acordo entre CRBio ( Conselho Regional) e a Prefeitura Municipal de Florianópolis como também os salários dos profissionais regidos pelo CREA também é de um acordo. Evandro Saad - FLORAM

    Atenciosamente,

    Ricardo Klinger
    Ouvidor Setorial
    Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Des.Urbano

    Ciente, encaminhe-se

    Maria Terezinha Blatt
    Ouvidora Geral

    ResponderExcluir
  11. Duvidooooo que esse valor de seja de comum acordo com o CRBio. O CRBio não determina valor de salário de ninguém meu povo. O que me dá raiva é que o povo se articula pra montar um movimento de boicote ao CRBio, mas não pra montar um sindicato decente e exigir melhores condições de trabalho. GARANTO que mais da metade desse povo que reclama do CRBio nunca pisou em um ou procurou se informar quais são os problemas enfrentados. Sou registrado, pago com orgulho e nunca fiquei na mão com o CRBio. Agora jogar a culpa dos baixo salários nos outros é muito fácil, mas a verdade é que vai chover biólogo nesse concurso. Uma coisa é certa, o biólogo quer que o CRBIo valorize a profissão, mas o próprio biólogo não se valoriza. Tehna dó. Leonardo

    ResponderExcluir
  12. Mandei e-mail para o CRBio03 e me informaram o seguinte:
    Prezado Andre,

    O CRBio-03 encaminhou manifestação quanto à inconformidade do Edital n° 01/2012, da FUNDAÇÃO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE FLORIANÓPOLIS – FLORAM, requerendo sua imediata retificação, de modo a, prestigiando o profissional Biólogo, dispensar-lhe o devido respeito, com reflexos na sua remuneração.

    Att.

    Daniella Braga
    Fiscal Bióloga

    Acredito que devemos encher a caixa de entrada da ouvidoria da prefeitura de Florianópolis para reclamar desse salário!
    abraços
    André

    ResponderExcluir
  13. Olá colegas
    existe sim uma normativa pelo
    CFBIO http://portal.crbio-02.gov.br/Honorarios.aspx em relação a honorários da categoria,(valores sugeridos, cada empregador paga a miséria que quer ne ?)
    acredito que o nosso é conselho é mais fraco que crea por exemplo e por isso faz nada por nos, e é bem comum pelo menos no estado do RJ ver vários concursos públicos em que o perfil do candidato é "biologo", mas perdemos a vaga para enfermeiros, farmaceuticos, engenheiros, gestores ambientais, etc ??? pergunto a vcs não teria alguem (conselhos) brigando por essas vagas ???sinceramente não penso em fazer um mestrado, penso em fazer uma segunda faculdade.

    ResponderExcluir
  14. Olá amigos. Por favor, me auxiliem em uma dúvida. EXISTE BASE LEGAL PARA O CRBIO INFORMAR QUE SE EU CANCELAR O REGISTRO DO CRBIO, OS MEUS DIREITOS COMO BIÓLOGOS ESTÃO CESSADOS. Como eu não pago a muitos anos, visto que nunca achei que eramos realmente representados, segundo eles, o meu direito já esta cessado.

    Esta afirmação tem base Jurídica? Então o diploma não vale nada?
    Giuliano
    bioma@terra.com.br

    ResponderExcluir
  15. Entrei hoje com uma ação contra o CRBio por cobrança indevida. Procurem seus direitos Biólogos!!! Professor não é obrigado a ter inscrição no CRBio, somente quando sua carteira é assinada como Biólogo!

    ResponderExcluir
  16. Pior é o CFBio legislar em causa própria criando problemas para os biólogos relacionados a atribuição profissional.

    ResponderExcluir