Paginas

domingo, 16 de outubro de 2011

Empregos

Dentro de alguns dias, teremos uma novidade em nosso blog.
A muito estamos falando sobre a valorização da nossa classe e da forma com que estamos sendo tratados. Por isso resolvi que nada mais justo do que deixar claro a todos quais são realmente as empresas que realmente tão o devido valor ao biólogo e quais são aquelas que acham que nossa profissão é apenas mais uma. Já que temos uma lista vermelha
das espécies em ameaçadas de extinção (Onde logo mais nós biólogos faremos parte) porque não criar uma lista vermelha das empresas que estão contribuindo para a degradação da profissão de biólogo em nosso país? 
A ideia é simples. O anuncio da empresa é exposto e logo em seguida terá um campo para votação se esta vaga esta dentro de nossos conceitos e reivindicações ou não. Sendo o resultado negativo, a empresa será informada a respeito do movimento e questionada com relação ao que ela poderá fazer para melhorar esta situação.
A principio é só um teste porem acredito que possa vir a surtir resultados, pois como todos nós sabemos, a campanha boca a boca (neste caso, mensagem a mensagem) pode gerar um efeito positivo ou negativo em uma velocidade tremenda (mimes se espalham muito rapidamente) e penso que a partir do momento que tais empresas não tiverem mais profissionais para suprir tais necessidades e consequentemente a perderem dinheiro, passaram a dar um pouco mais de valor a uma profissão tão digna quanto a nossa. Espero contar com o apoio de todos para que assim possamos começar a mudar este quadro.
Ja foi postado uma vaga para estagio na area biológica e mesmo ja sabendo a resposta da maioria que me acompanha, resulvi posta-la a nivel de teste. Acesse a pagina de EMPREGOS na parte superior do blog e deixe sua opnião a respeito desta idéia.

Bom fim de semana a tudos  e aguardem as novidades.
Enquanto isso não deixem de continuar com a distribuição da nossa lista de assinaturas

4 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar você pela iniciativa sobre um assunto que muito me incomoda que é a falta de valorização da profissão biólogo pelo próprio profissional, e conseqüentemente pelo nosso conselho e pelos contratantes.
    No momento estou com problemas que não me deixarão contribuir como gostaria (mal consigo acompanhar as mensagens no Bioempregos), mas quem sabe mais pra frente...gostaria muito de fazer parte disso.
    Sou Bióloga, Mestre em Ecologia. Trabalhei muito como consultora. Hoje trabalho como Analista em Meio Ambiente de uma empresa de estudos e planejamento ambiental. Também possuo uma empresa de consultoria que venho tentando alavancar.

    Saí do mercado de consultoria pois com meu bom trabalho e reputação achei que poderia aumentar minha hora ao longo do tempo. Mas o que aconteceu é que nos últimos tempos choveram ofertas de trabalho pagando valores humilhantes seguido de uma chuva de profissionais recém formados que aceitavam muito contentes estes trabalhos, inclusive emendado uma campanha de campo na outra. Ao arrebanhar consultores para minha empresa cheguei a receber mais de um e-mail me enviando curriculo e dizendo que trabalhariam de graça pela experiência. Obviamente um profissional como eu, consciente do meu valor e que não queria me vender por menos, perdi espaço.
    Imaginem que vocês são uma empresa que logicamente visa lucros. Porque iria filantropicamente pagar mais a um profissional que trabalharia até de graça? Estes somos nós biólogos, que ficamos gratos só pela oportunidade de conhecer a amazônia e nem olhamos para valores. Para que as empresas possam nos valorizar e para que o nosso conselho de classe seja minimamente funcional, a mudança tem que começar em cada biólogo.
    Abço e me coloco a disposição caso seja possível ajudar

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com voçê Karina.
    O mais engraçado (para não dizer frustrante) é que o biólogo trabalha praticamente de graça para conhecer a amazônia enquanto outras areas recebem valores altissimos pelo trabalho tercerizado do biólogo e ele faz cara de paisagem, sorri e acha que "tudo bem, a natureza é linda"
    Assim não dá né.
    Como diria um conhecido apresentador de tele jornal:
    Me ajuda ai, pô.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Amigos Biólogos,
    estou formando agora e estou acampanhando os concursos públicos que estão saindo para nossa área. Acabo de ver mais um exemplo que me deixou um pouco indignado. Se não for uma indignação solitária, talvez seja um caso para a lista vermelha.

    A prefeitura de Americana está com concurso para várias vagas. Entre elas, professor de ciências, educação básica 2, e Biólogo. Começando ai, se percebe que vale (um pouco) mais ser professor de ciências do que biólogo, como podem ver:
    http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-americana-sp-25-vagas

    Sem contar que, em edital separado, pode-se ver que a mesma prefeitura está contratando professores de música com um pagamento por hora bastante melhor que o nosso. Nada contra os professores de música, pelo contrário. O que indigna é que não há motivo nenhum para o Biólogo ser subvalorizado. Atentem para as cargas horárias:
    http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-americana-sp-14-vagas

    Abraços!

    ResponderExcluir