Paginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Demos o primeiro passo - Reconhecimento do CRBIO-3

Caros amigos biólogos, ecólogos, estudantes e todos aqueles que como eu optaram pela biologia como profissão (eu particularmente não considero uma profissão mas sim um estilo de vida, pois é tão prazerosa que qualquer trabalho se torna fácil). Hoje, 26 de janeiro de 2012, tivemos o que pode-se considerar como um pequeno, porém importante, passo em relação ao nosso movimento.  Após inúmeros e-mails enviados aos CRBIOs e ao CFBIO, oriundos de todos os cantos do Brasil, relatando a humilhação que nossa profissão sofreu no concurso público da FLORAM, onde os rendimentos mensais de um biólogo não ultrapassam os R$962,89 contra os R$2.957,63 de geógrafos, engenheiros químicos e agrônomos, o CRBIO-3 manifestou-se publicando uma Nota de Repúdio em seu portal.
Tal nota expressa publicamente sua inconformidade em relação ao concurso e solicitando a correção deste edital, afim de que nossos direitos como profissionais sejam respeitados. Isto mostra claramente que nosso movimento a favor da valorização do biólogo esta cada vez mais forte, provando que o que precisamos para mudar este panorama é a nossa união e luta. Chega de ficar reclamando. 
Agradeço à todos que direta ou indiretamente contribuíram para alcançarmos esta primeira conquista (pois pra mim, só o fato de o CRBIO-3 se pronunciar diante de tal fato,  é uma vitória).

Obrigado. 

Abaixo, segue um trecho da nota publicada por eles.

"O Conselho Regional de Biologia da 3ª Região, entidade criada pela Lei n° 6.684/79, com a incumbência de fiscalizar o exercício da profissão do Biólogo, vem, de público, formalizar a sua inconformidade com os termos do Edital n° 01/2012, da FUNDAÇÃO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE FLORIANÓPOLIS – FLORAM."

Para ler a nota do CRBIO-3 na íntegra, clique aqui.

5 comentários:

  1. Bravo! Fui uma das que enviou e-mail ao CRBio3, enviei uma reclamação à Ouvidoria da FLORAM e obtive como resposta que o salário base ali colocado no edital foi acordado entre a FLORAM, o CRBio e o CREA. Ora, ora... Fui à imprensa regional aqui e isso não ficará assim. Pelo menos levar isso a público, nós precisamos.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo. Temos agora uma nota de repúdio, um pedido formal de retificação e uma "esperança" de mudança. O que fará o edital mudar vai ser o tamanho da sensibilização do pagante em favor do biólogo,pois por força de lei não será.

    ResponderExcluir
  3. Saudações! Fizemos a nossa parte divulgando o erro do edital a estudantes e biólogos. Devemos usar a rede mundial para causas como essa. Conte com a nossa ajuda!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Acho que os CRBios não deveriam divulgar vagas de concursos quando os salários forem inferiores ao "piso salarial". O que acham?

    É um absurdo os e-mails que recebo do CRBio com as vagas/salários disponíveis em concursos

    ResponderExcluir