Paginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Novidades a respeito do concurso público da FLORAM



Boa noite meus amigos.
Esta semana começou com o pé direito para o nosso movimento. Como eu disse no post anterior, teríamos grandes novidades e ai está uma delas. Foi publicada no dia 22 de fevereiro uma nota de esclarecimento do CRBIO-3 referente ao concurso público da FLORAM.

Dica de Leitura da semana - Anfíbios da Mata Atlântica - Edit.Neotropica


Boa tarde pessoal da biologia.

 A dica desta semana é para aqueles que como eu, são fascinados por estes animais  maravilhosos mas, tão pouso compreendidos. "Os anfíbios". Desenvolvido pelo doutor Celio  Haddad, o livro Anfibios da Mata Atlântica é um guia  ilustrado que apresenta  espécies de anfíbios de toda a extensão da Mata Atlântica. são 180 espécies, incluindo animais representantes de todas as famílias de anuros, espécies endêmicas, e até mesmo  consideradas extintas. De abordagem simples e didática apresenta informações sobre as  espécies como habitat, comportamento e distribuição geográfica. Faz tempo que procuro  este guia na internet mas, sempre estava esgotado.
                                                           Esta é a oportunidade que todos esperávamos para adquirir                                                             esta obra! Eu já pedi o meu!
                                                            Adquira já o seu exemplar!

                                                            Um grande abraço e boa leitura

Quem disse que não é bom trabalhar no Carnaval?


Boa noite, amigos da biologia.

Estou de volta a São Paulo após um cansativo, porém prazeroso, trabalho feito em equipe na serra da Mantiqueira. Mais precisamente, no Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú, localizado em São Bento do Sapucaí.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Dica de leitura da semana - A Biologia Militante - Regina Duarte Horta


Boa tarde bioamigos, como estão nesta bela tarde se quinta feira?
Como, neste fim de semana estarei fora de São Paulo trabalhando e aproveitando as belezas da serra da Mantiqueira, resolvi antecipar nossa dica de livros da semana. Esta obra que lhes apresento, me foi comentada por um grande amigo porem ainda não tive a oportunidade de apreciar. Ele me disse que este livro explana a história de um movimento chamado  A Biologia Militante que teve início nas décadas de 1920 à 1940, onde alguns cientistas do Museu Nacional deram inicio a um movimento para demonstrar a importância da biologia na transformação do Brasil.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Putz!! Só isso? Tá de brincadeira.


Hoje, à nível de curiosidade, resolvi analisar o quanto está sendo paga a hora trabalhada de um biólogo pelas primeiras empresas da nossa lista vermelha: FLORAM, PROJETO MUCKY e a PREFEITURA DE EMBU-GUAÇU. O resultado foi deprimente.




domingo, 12 de fevereiro de 2012

Ele não tinha CRBIO - Charles Robert Darwin




Este cara não tinha conselho de classe, viajou o mundo pesquisando, em uma época que todos achavam este tipo de viagem inútil, e nos mostrou que a vida é uma consequência imediata dos nossos atos. Hoje é considerado o pai da teoria evolutiva, onde explica que a seleção natural é um processo pelo qual as características hereditárias importantes para a sobrevivência e reprodução se tornam mais comuns numa população, enquanto que características prejudiciais tornam-se mais raras. Mostrando que indivíduos com características vantajosas tem mais sucesso na reprodução, de modo que seus descendentes herdarão tais características. No dia 12 de fevereiro de 1809 nasceu um homem que na minha particular e humilde opinião foi um dos mais brilhantes biólogos da nossa historia (antes chamados de naturalistas).
Está é a minha simples homenagem a um grande homem.
Charles Robert Darwin






quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Nova Lista Vermelha


Olá meus amigos da biologia.

Devido à grande quantidade de e-mails que tenho recebido sobre empregos para biólogos, resolvi criar um novo espaço para todos aqueles que sentem-se ofendidos ao se depararem com vagas como da FLORAM ou do município de Embu-Guaçu.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Conselhos Regionais de Biologia. Isso serve pra quê mesmo??

Boa noite caros amigos da biologia.

Hoje estou um pouco ácido em meus posts, mas não é pra menos. Como se já não bastasse a palhaçada da FLORAM que não muda (e provavelmente eles não irão corrigir o Edital), temos também a Prefeitura de Embu-Guaçu/SP que acredita que Biólogo é descartável. E isso nos remete mais uma vez aquela nossa tão conhecida pergunta:

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Dica de Leitura da semana - O gene Egoísta de Richard Dawkins


Autor: Richard Dawkins
Olá meus caros amigos. Como estão?
Minha dica da semana vai para aqueles que como eu tem um grande interesse por assuntos relacionados a evolução, origem das especies, etc. O livro "O Gene Egoísta" de Richard Dawkins nos leva a pensar até onde realmente somos senhores de nossos instintos, desejos e vontades.
Ao ajudarmos alguém, realmente estamos sendo altruístas? Ou será que somos apenas uma marionete biológica? Uma máquina de sobrevivência para o gene.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

FLORAM / CRBIO ESTAMOS DE OLHO EM VOCÊS



Boa tarde à todos.
Alguém sabe como anda o problema com a FLORAM?
Acho que não. Pois é. Vimos que o CRBIO3 se pronunciou na semana passada com uma Nota de Repúdio à respeito dos vencimentos ridículos que estavam sendo oferecidos a nós biólogos em Florianópolis.